sábado, 28 de agosto de 2010

Luis Pedro Viana


Luis Pedro Viana falou do Minho, de Rosalia de Castro, de Pedro Homem de Melo, de Amália Rodrigues e do seu último livro "Enigma"

Luís Pedro Viana (Pseudónimo)
Nascido em 1943, Viana do Castelo, cursou nas Escolas Industrial e Comercial da cidade, tendo continuado estudos na Escola Académica do Porto, onde efectuou a preparação para ingresso no Instituto Industrial e depois na Faculdade de Ciências, estudos que completou posteriormente, após ter cumprido o serviço militar em Moçambique, durante quatro anos e meio.
Este seu percurso levou-o ao desempenho de funções de administração, ao longo de quarenta anos, para uma mesma empresa no domínio da reciclagem de metais.
Na juventude frequentou o atelier de pintura da fábrica de seu pai, daí o gosto que desenvolveu pela pintura, retrato em várias peças que ainda conserva.
As viagens sempre fizeram parte do seu mundo pelo que aproveitava qualquer oportunidade para visitar museus e galerias, facto que proporcionou (e proporciona) um íntimo contacto com todas as correntes das artes, dos autores clássicos aos modernos ( Paris, Amesterdam, Zurique, Istambul, Palma,Londres, Budapeste, Barcelona, Madrid, Atenas, Lisboa, Porto, entre muitas outras).
Todo o espólio adquirido é material que serve de base e inspiração à sua actividade artística.
Talvez por isso venha a sendo reconhecido e convidado a expor trabalhos de pintura ( Exposições em V.N.Gaia; Viana do Castelo; Vigo – Eixo Atlântico-; Maia –Forum-; Porto –Anarp-). O mesmo tem acontecido com os seus “escritos poéticos”, que com bastante assiduidade têm sido dados à estampa em Revistas e Jornais, como por exemplo, no Jornal de Notícias e Jornal de Matosinhos, nas suas páginas semanais, que contam já com centenas de publicações, no Primeiro Janeiro publicou os contos “Frasco do remédio” e “O homem que comprava o tempo”.
São também da sua autoria os Livros JANELA ABERTA e ENIGMA ( poesia)- Corpos Editora, as capas do livro de Contos de H. M..Larcher - Sinfonia da vida- , de Enigma lançados na FNAC/Porto e de Janela Aberta com apresentação no Café GUARANY, bem como as revistas do Portugal Rotário nº 120 Jan/Fevº- “ EURO 2004”, Dezº 2006 “ NATAL” e Rotay Club V.N.Gaia n º 269 Agosto 2005.
Fui convidado para uma entrevista na Edição comemorativa dos 120 anos do JN, em 2/6/2008, na sequência da qual fui designado por “ O pintor epicurista”.

Sem comentários:

Enviar um comentário