quarta-feira, 11 de abril de 2012

CAMINHOS DA POESIA

CAMINHOS DA POESIA

Poesia e matemática
são duas forças diversas,
mas que se ligam na prática.
As coisas, por mais dispersas,
todas se podem juntar!
Poesia anda por aí,
no céu, na terra e no mar
em tudo que no mundo vi!

Não existiria o canto
se não fosse a poesia!
Minha avó, sustendo o pranto,
às vezes me adormecia
e a canção solta no vento
‘ inda hoje a estou ouvindo;
decerto por esse tempo
já versos ia intuindo…

Quando aprendi matemática
a poesia lá estava.
Também ‘stava na gramática!
Então risonha cantava,
baloiçando, a tabuada:
um vez um, um; dois vezes um, dois…
e constatava deslumbrada
que os três vinham depois…

Na gramática era um todo!
Eu sou, tu és, eles são.
Assim se formava um povo
e nascia uma nação!
Em tudo que a alma pressente,
e no que fui aprendendo,
a poesia presente
comigo lá foi crescendo!

Depois encontrei a morte
mais o que ela suporta.
Nestes revezes da sorte
a musa fechava a porta
e me fazia uma rima:
- Vida que vai, outra vem,
se tu amas esta sina,
nunca te morre ninguém!

Com poesia aprendi
que amar, em nós, é eterno!
Com poesia o senti
naquele olhar bom e terno
do rosto da minha avó.
Hoje fito o seu retrato
e nunca me sinto só
cá dentro do meu recato.

Na matemática somei
cinco filhos que nasceram,
cinco grãos eu semeei
e seis netos sucederam.
Dos filhos que dei à luz
com poesia eu aceito,
alguns cravos desta cruz
que trago dentro do peito.

Foi poesia e enlevo
o amor com que os criei;
ai quanto aos meus filhos devo
pelas dores que suportei;
pela graça de ser mãe!
Este é um verso profundo
que, inteirinho, contém
poemas de todo o mundo!

E as vidas são mesmo assim;
a poesia que eu amo
se esconde dentro de mim
neste rimar lusitano!
E já estou a pressentir
que no momento prometido,
quando estiver a exaurir,
a levo no meu sentido!

Há poesia ao morrer
quando chega a nossa hora;
é menos um a viver
o passado, tempos fora
por uns segundos apenas.
Poesia é só deitar-me
entre as poeiras terrenas
e nelas aconchegar-me!

Maria de Lourdes Martins
in "Castelo de Legos"

Sem comentários:

Enviar um comentário