Constância Nery e Cassio Mello, seu marido, ambos artistas plásticos brasileiros, radicaram-se há vários anos no Porto, onde, saudosos dos grupos de poesia e música da sua Curitiba, associaram-se a poetas e músicos portuenses, dotando esta cidade de mais uma vivência cultural. Foram eles os primeiros responsáveis pela entrada da Galeria Vieira Portuense nesse percurso de tertúlias traçado pelo grupo de que fazem parte.
Constância Nery nasceu em 1936, em Ipiguá, pequena cidade do interior do estado de São Paulo, perto do Paraná. Passou sua infância no campo e durante as férias convivia e observava os colonos nas colheitas.
Veio para São Paulo onde cursou a Escola Paulista de Propaganda e Marketing.
Também matriculou-se na Escola de Folclore de São Paulo, onde teve oportunidade de pesquisar as festas populares.
Começou a expor em 1969 e, alguns anos depois, passou a dedicar-se à pintura como atividade principal.
"Quando resolve se dedicar para valer, esta artista é capaz de oferecer quadros estupendos. Seus tons variados de verdes enaltecem a paisagem bucólica do trabalho rural povoados por seus personagens de rostos expressivos e diferenciados. O ambiente é aconchegante e feliz, as colheitas são sempre fartas e de qualidade, alias, uma implicância otimista típica do pintor naif brasileiro. Ao longo dos anos, apresentou uma criação personalíssima coerente com suas vivências e expressando suas emoções graças a uma técnica cada vez mais apurada, fruto da sua incessante busca do melhor". (JA)
Cassio Mello é um artista que se dedica há 40 ao aspecto mais belo da natureza: A VIDA. Pesquisa e traz para suas telas a beleza, a força e a liberdade da vida selvagem.
Especialista em arte equestre, o artista nascido na cidade de São Paulo, revelou-se excente ilustrador de publicidade na década de 60. Até 1974 dirigiu sua própria empresa de propaganda, passando a dedicar-se, então, à pintura de animais, tema que o consagrou como o mais importante artista da América do Sul.
Suas inúmeras obras estão inseridas nos acervos do Jockey Club do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Curitiba-PR, cidade que possui também obras do artista na Câmara Municipal, no Colégio Militar, na Polícia Militar, na Universidade Federal do Paraná. Cassio Mello recebeu troféus e medalhas de salões de arte realizados em São Paulo, na França (Medalha de Ouro no Centro George Pompidou em 1984) e Portugal (Medalha de Prata no Salão Espelho D´Àgua em Lisboa, 1985). Possui suas obras incluidas nos livros "Arte e Gastronomia do Paraná", "Agenda do Tombamento Histórico do Paraná", "Pintores Contemporâneos do Paraná", editados pelo Solar do Rosário e nos livros "Anuário CCCC - Ministério da Agricultura-1977", "O turf no Rio de Janeiro" e "150 anos do Jockey Club de São Paulo".
O cavalo é retratado pelo artista com competência e dedicação em todas as modalidades: competição, esporte, criação, trabalho, estimação, passeio. O incentivo para criar e produzir sua obra, retratando o belo e nobre animal, das diversas raças, o artista recebe dos mais ilustres criadores, proprietários e admiradores do cavalo de raça.
- Retratou 13 animais reprodutores para o Posto de Monta de Campinas - SP, Brasil.
- Possui obras no acervo da Sede Social (Centro) do Jockey Club de São Paulo, Brasil.
- Retratou Mossoró, primeiro vencedor do GPBrasil de 1933.
- Aparece em 13 verbetes no livro "150 anos do Jockey Club de São Paulo"
- Possui mais de 10 obras inseridas no livro "O turf no Rio de Janeiro".
- Capas de Revistas: "Puro Sangue Inglês", "Turf e Fomento" "Quarter Horse", "Appaloosa", "Árabe".
- Painel Comemorativo dos 150 anos da Polícia Militar do Paraná, Brasil.
- Painel Comemorativo no Colégio Militar de Curitiba, Paraná, Brasil.
Atualmente vivendo na cidade do Porto, Portugal, Cassio Mello sente-se honrado pelo reconhecimento ao seu trabalho, no Brasil e no exterior.
O artista faz parte, com exclusividade, do elenco da Galerista, Escritora de Arte, Nóris Bargeno-Brasil e da Galeria Vieira Portuense, Porto, Portugal. Homeneageado com diploma do Exército Brasileiro, pela criação e confecção do painel cerâmico comemorativo dos 200 anos do nascimento do Marechal Osório e painél comemorativo dos 150 anos da Polícia Militar do Paraná, Brasil. Há mais de 30 anos, exibe um rico curriculo como um dos mais importantes pintores na especialidade de retratar animais de raça pura e animais selvagens. Autor de obras que retratam os mais famosos cavalos da raça puro sangue-inglês para os mais importantes criadores de âmbito internacional. Obras no acervo das sedes do Jockey Club do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba - Brasil e em colecionadores de paises da America Latina, Portugal, Inglaterra, Dubai, França (Midan).
Sem comentários:
Enviar um comentário