sexta-feira, 2 de julho de 2010

JORGE VIEIRA

Jorge Vieira tem sido grande animador de tertúlias de poesia e elemento aglutinador de um já grande grupo de poetas que têm uma agenda própria de "actuações" em vários pontos da cidade, entre eles a Galeria Vieira Portuense.

José Jorge dos Santos Vieira, nasceu a 22 de outubro de 1952, na freguesia de Miragaia, desta cidade do Porto.
Entusiasmado pela poesia, a partir dos 16 anos de idade, nos bancos do liceu e apaixonado pelos clássicos da nossa literatura, começou cedo a escrever poemas.
Realizou o seu primeiro programa de poesia, na Rádio Ecclésia - Emissora Católica de Angola.
Participou com alguns poemas, no programa "Cantar de Amigo", do falecido poeta, Vasco de Lima Couto, na Emissora Oficial de Angola.
Aqui, na cidade Invicta e depois de ter regressado a Portugal, realizou um programa de poesia, "Momentos de Poesia, integrado no programa "Sumo de Laranja", espaço regional da Radiodifusão Portuguesa, Antena 1 e outro programa "Hora Poética", na extinta Radio Activa.
Organizador habitual de recitais de poesias no Majestic Café, no Café Guarany, no Grupo de Estudos Brasileiros do Porto, (do qual é responsável cultural)e na Casa da Beira Alta, encabeçando os "Poetas do Bonfim", continua a desenvolver esta paixão literária e a apresentar os novos valores da poesia.
Livros publicados:
"No caminho do silêncio". Jorge Vieira, fevereiro de 2008; Papiro Editora.
"Palavras em Movimento". Jorge Vieira, Fevereiro de 2006; Corpos Editora.
"A Força das Palavras". Jorge Vieira, dezembro de 2000; edição de autor.
http://jorgevieira-poesias.blogspot.com/
jorge.vieira@cooprofar.pt

3 comentários: