quinta-feira, 10 de março de 2011

BILHETE DE IDENTIDADE

Carlos Dugos
BILHETE DE IDENTIDADE

Seja de Inverno ou de Verão
Haja ou não nuvens no céu
Eu, em qualquer estação
Uso sempre o meu chapéu.
Mesmo em dias de sol
Se está frio, de manhã
Não esqueço o meu cachecol
E o meu gorro de lã.
Para desporto, uso boné
Para bodas, a capelina
Usava boininha, até
Para o colégio, em menina.

Nos dias em que estou triste
Quando a saudade me ataca
Eu ponho o meu chapéu preto
Feito em tecido de alpaca.
Um chapéu dá sempre graça
Se com graça é colocado
Quanta mágoa se disfarça
Sob um chapéu derrubado!
E o meu chapéu de praia?
Esse é que não dispenso
Enquanto o olhar se espraia
Vou-lhe contando o que penso.

Ou por isto, ou por aquilo
E às vezes, só por vaidade
O chapéu é o meu estilo
O meu Bilhete de Identidade.

Maria Augusta Silva Neves
in "Turbilhão de Emoções"

Sem comentários:

Enviar um comentário