quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A MINHA CIDADE

A MINHA CIDADE

Ó porto tão bela cidade
Cheia de encanta e beleza
És a capital do Norte
De Portugal és grandeza

Ó porto Cidade Invicta
Eu, de ti tenho saudade
Para mim a mais bonita
Eu de ti tenho vaidade

Com o Douro a teus pés
Estás sempre a mirar Gaia
Massarelos e mais três
Foz, Ribeira e Victória

Ó Porto que deste o nome
A esse Portugal de elite
O nome do teu Infante
O grande Dom Henrique

Ó Cidade sempre grande
Sempre de portas abertas
Sejam de perto, ou de longe
São nobres as descobertas

Da Praça até à Ribeira
As baladas até à Foz
De Campanhã à Madeira
Entoa a tua voz

És como uma gaivota
Voando no alto-Mar
Como Varina marota
A apregoar e a cantar

Cordoaria e Bonjardim
A bela praça das Flores
A freguesia do Bonfim
Esses teus belos amores

Santa Catarina Cedofeita
A Fontinha e o Marquês
Bonsucesso e Boavista
Com o jeito que Deus fez

Ó bela Cidade do Porto
São Bento e a Victoria
Esse teu nome (tripeiro)
És a mais alta glória

Mesmo do cimo da Sé
Vês o Douro e Rabelos
Fadistas cantam com fé
Na freguesia de Massarelos

No mercado do Bolhão
Há ramos de flores
Patrono São Pantaleão
Afaga as tuas dores

Apregoam as varinas
No mercado da Ribeira
Cavalas e Sardinhas
Comezaina à maneira

As tripas à moda do Porto
Esse prato tradicional
E mesmo o vinho do Porto
De renome Mundial

O Palácio de Cristal
Debruçado sobre o rio
Como vista não há igual
Faça quente ou faça frio

Mas Cidade és para mim
A mais bela do País
Sou de ti até ao fim
És tu a minha raiz

Cidade onde nasci
Que tenho como companheiro
Tenho honra de ser de ti
Sou um puro TRIPEIRO
                               
CÉSAR CARVALHO

Sem comentários:

Enviar um comentário