quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Rio Douro

Onofre Varela
Rio Douro

Rio desta saudade em meu redor
Bailado das marés da minha infância
Margens do meu Agosto e do calor
Com estes anos todos à distância.

Rio do meu olhar modificado
Na margem onde o sonho toma banho
Neste corpo que sou quando sonhado
É tudo que me resta e o que ganho!

Rio desta saudade muito minha.
Irmão do sentimento que me vem
Saudade aqui sentida e não sozinha
Que quero sem roubar nada a ninguém.

Rio desta verdade recordada
Nos olhos a pairar perto de mim
Saudade desta mente embaraçada
Rio do meu sentir perto do fim.

No Douro onde nadei perto do tempo
O tempo todo da minha criancice
Jogando à bola sempre a favor do vento
Do tempo alegre que a saudade disse!

No Douro onde nadei já só me banho
No Sol do passado que ainda é quente
Quando olho para ele pareço um estranho
O rio é o mesmo eu é que estou…
                                  Diferente!!!

Silvestre Bastos, in Porto em Poesia
dito por Jorge Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário