sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PANTEÍSMO


PANTEÍSMO

Eu não sei rezar com frases feitas
Há quase dois mil anos.
            Nada me dizem, não.
E, se as rezo, sou como um papagaio,
Ou como um mau aluno,
Que, com frases imperfeitas,
Vai papagueando – mal… - uma lição.

Logo que, pela manhã,
Ouço tocar o sino meu vizinho,
Começo:
            … Avé Maria…
Mas enquanto a boca, numa litania,
Vai dizendo a oração que outros fizeram,
O pensamento corre. É coisa vã
Tentar pará-lo à força… ou de mansinho.
            Lá vai ele correndo, terra a terra!
E eu sabendo que a minha alma erra,
Nada mais posso, senão baixar os braços.
Dando-me por vencida,
            Pouso a cruz…
            E vou à minha vida.

O meu Deus não pode ser só meu,
Do meu País ou da minha cidade.
O Deus que para mim é Eternidade,
- Que, no nada que sou, é o meu EU –
Esse Deus que em tudo quanto vejo está,
É javé, é o Deus de Roma, é Allah…

E Cristo,
O doce Cristo da minha juventude
- O Cristo do Natal –
Para que O sinta em toda a plenitude,
Para lhe poder rezar,
Tenho que olhar os campos, as montanhas,
Os ribeiros, os rios e o mar.
E só olhando toda a Natureza,
Tudo o que há no Mundo para ver,
Entra em mim a certeza
De que há um Ser
Que à Sua imagem nos criou,
Chame-se Ele Deus, Allah, … Javé
- Ou outro nome que Lhe queiram dar –
Que para mim é…
E para O amar,
Não importa o nome que lhe dou.
Mas se o meu cansaço serve de oração
Este trabalho que deu aspereza à minha mão…
E se rezar é a tudo ter amor,
Se é ver Deus em tudo quanto prezo…
            Se é assim, Senhor,
            … Então eu rezo

Esmeralda Tavares de Carvalho
lido por Alzira Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário