sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

VARANDA DO SOL


VARANDA DO SOL

As casas aqui defronte barram as árvores,
a avenida,
as areias e o mar.

Mas não cresceram o bastante para
bloquearem o sol
e impedirem-me
- estirado na varanda –
de gozar esta réstia dourada
que se acerca
e se apodera do meu corpo
e o mordisca
em jeitos de suave carícia.

É um sol brando,
humedecido,
teimando em colar-se à pele:
um sol líquido,
escorrido
e pegajoso.

É como se, por não vir,
o mar o solicitasse,
fizesse dele estafeta
e por ele mandasse
o seu rugido,
o seu apelo
e o seu feitiço
disfarçados de poema.

Poema vivo, ondulante,
prateado,
meado de algas e de espuma,
sabendo a sal e a maresia
e que aqui quero deixar.

Sôfrego, bebo este sol,
abrem-se-me todos os poros para
o sorver às golfadas
e sou invadido pela música,
pelo baile das gaivotas,
pelo estonteante enlevo das águas,
pelo volteio das conchas…

pelo longe…

pela aventura…

e pelo sonho que se me acende na alma
e me espicaça o desejo de ter aqui por perto.

                                Miguel Leitão
in "O tempo e as coisas"

Sem comentários:

Enviar um comentário