sábado, 25 de agosto de 2012

GALERIA VIEIRA PORTUENSE


LUGARES DA POESIA
 
GALERIA VIEIRA PORTUENSE
Um “santuário” de comunhão de artes e de liberdade no Centro do Porto.
 
Incrustada em pleno Centro Histórico do Porto, mais propriamente no Largo dos Lóios, bem próximo da Estação de São Bento e da Praça da Liberdade, podemos encontrar este multifacetado espaço de Cultura que dá pelo nome de “Galeria Vieira Portuense”.
 
Nela, e como o seu próprio nome indica, fazem-se exposições de artes plásticas, individuais e colectivas.
 
Dá também o “corpo ao manifesto”, em manifestações de poesia, sempre ao terceiro sábado de cada mês, as quais coincidem com a abertura de uma exposição de pintura, ao longo da qual desfilam par a par as diversas artes plásticas e da palavra escrita e dita, tanto na sua vertente poética, como teatral, sem esquecer os momentos musicais que acompanham e preenchem os intervalos das intervenções dos muitos poetas e declamadores, que por ela passam, numa verdadeira comunhão de artes diversas em pleno ambiente de liberdade de pensar, comungar e de estar.
 
De assinar que no decorrer das sessões é servido um divino néctar provindo de Baco, de seu nome vinho do Porto, que serve para amaciar a voz, especialmente a dos que cantam e dizem poesia.
 
Num constante ambiente informal, no final de cada uma destas sessões mensais, é sorteada uma obra de arte, pintura, serigrafia, desenho, entre todos os que intervieram, quer dizendo poesia, cantando e tocando.
 
Por tudo o acima descrito e pela forma como sabe receber, a Galeria Vieira Portuense, proprietários e funcionários, oferece-nos e torna-se num espaço de adopção, sem distinção, pela forma como sebe acolher, todas as vertentes culturais e de pensar a cultura e as suas questões envolventes, a par de outras, num modo muito especial de cultivar a amizade e o convívio.
 

            Se alguém perguntar: - Como é que define a Galeria Vieira Portuense?
            A resposta só pode ser esta: É uma paleta de Artes.
Um arco-íris cultural.
O lugar do sonho colectivo de artistas, escritores e outros sonhadores!
 

Kim Berlusa
in “Lavra… Boletim de Poesia” nº17

Sem comentários:

Enviar um comentário