sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ATÉ CHEGARMOS AO MAR

Gustavo Fernandes
ATÉ CHEGARMOS AO MAR

casta
em covas do douro
plantada.

colheita de 51
no porto
encubada.

qual torna viagem
o atlântico
ao indico
me levou.

desembarquei
num mar com sabor
a oriente.

douro de nascença.
chiveve[1] de maturação.
luia[2] de passagem.
nuns deixei presença
noutros o coração
e fui forçada.

o oriente
ao atlântico mar
me devolveu
e fui ao encontro
de um tua
que me fez seu
com a magia do olhar.

eu e os rios,
somos só um.

unidos no correr
temos um percurso comum
nas marés do nosso viver.

é sempre em mim
que os rios vem desaguar.
assim será até ao fim,
até chegarmos ao mar.

Eduardo Roseira
in "A Colheita Intima"

1 comentário:

  1. Excepcional imagem.Bem enquadrada.
    NOTA DO AUTOR : chiveve(1)= rio da cidade da Beira; luia (2) = afluente do rio Zambeze, que passa no Chioco, Moçambique.
    Cumprimentos, eduardo roseira

    ResponderEliminar