terça-feira, 28 de dezembro de 2010

NÃO TEM MAIS AZUL

Fernando Gomes
NÃO TEM MAIS AZUL

Meu azul, meu azul no céu de Gaia
meu azul da rua pequenina
onde estás com o cheiro de milho verde
e o suspiro da fonte que molhava a sede?

Meu azul, meu azul que só ó azul
misturado no branco da nuvem que passa
e o melro escondido a cantar de graça
e a bola de pano a entrar na baliza…

O miúdo que fui não tem mais azul
p’ra correr na rua, pinchar nos quintais
subir às árvores com sameiras nos bolsos
e risos e riscos sobre velhos taipais.

Meu azul antigo desse tempo antigo
por onde subia aquele sol amigo
que tornava as tardes de cor de hortelã
quando o vento bulia nos seis da manhã…

Meu azul de Gaia de branco polida
quando frente ao espelho estava dona Cinda
a tocar sorrindo numa escura ferida
que tinha mesmo por baixo do vestido…

Fernando Morais
in "Voltar a Gaia"

Sem comentários:

Enviar um comentário