quarta-feira, 6 de abril de 2011

IMPENHORÁVEL

IMPENHORÁVEL
- Neste país, penhora ilegal é coisa normal…

Penhorem a minha má sorte,
A vida, até à morte;
Penhorem a política,
A minha carteira raquítica,
Penhorem-me tudo,
Deixem-me até desnudo…

Penhorem a minha pobreza,
Não a Liberdade!
Penhorem a minha tristeza,
Não a Honestidade!
Penhorem o meu azar,
Não a Felicidade!

A Honra e a Palavra não me penhorem,
Para que os meus, por isso, não chorem!

Móveis velhos, trastes usados,
Terrenos de outrém, hipotecados,
Casacos gastos, a gabardine sebosa,
A fruta e a carne já rançosa,
O tacho, a sertã e a panela,
O meu cão e a sua cadela…

Penhoram-me, até, a banheira,
O bidé, a sanita cagadeira,
E a água que por ela cai
Sem que se saiba para onde vai,
Levem, também, o papel higiénico
E o pequeno penico isotérmico…

Levem tudo, de uma só vez.
 - Não deixarei, jamais, de ser Português!
                                    Manoel do Marco

Sem comentários:

Enviar um comentário